21 de fevereiro de 2012

Grau de correção


O astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferentes.

A miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem desfocados.

Acho que muito da minha vida se resume bem nisso, deve ser este o motivo de tanto engano, de tanta imagem equivocada, de tanto tropeço.

Quando acho que tem um foco, na verdade são vários, mas todos desencontrados. Quando consigo focar apenas um, ao me aproximar, percebo que enxerguei errado, foi uma ilusão, um borrão do que imaginava ser.

Eu nunca irei ver algumas pessoas sem óculos, para isso é preciso proximidade e sei que simplesmente não chegarei nessa condição, resultado da barreira de quem prefere ver tudo pelas lentes da casualidade, o que eu entendo, é claro, afinal eu as usei por um bom tempo também. Mas agora eu sinto que preciso ver as coisas de outras maneiras, talvez o meu grau tenha aumentado, quem sabe?

De toda forma, é hora de trocar as lentes, essas que você continua usando, mas que pra mim, não servem mais.


2 comentários:

Gharcia disse...

Estranho...
Eu concordo com o que escreveu... mas, hoje, está confirmado.
Hoje, eu agendei a cirurgia de correção da minha miopia coincidentemente com a publicação deste texto.
Dentro de sete dias não precisarei mais enxergar através do vidro.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.